Encontro de Turismo de Base Comunitária e
Economia Solidária - ETBCES

Sábado
21/Abril
Obtendo tempo... 00º C


Comunidades em Diálogo

VI ETBCES ENCONTRO DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Este encontro cria espaço (in)formativo, de conhecimento e aprendizagem, dedicado às comunidades que vem participando das atividades relacionadas ao projeto TBC Cabula, no qual terão oportunidade de conhecer e trocar experiências com pessoas que vem trabalhando com algumas modalidades ou tipologias de turismo como o Comunitário, Pedagógico, Solidário, de Favela, Cultural, Rural, Urbano, dentre outras.

Lembrando que para a equipe desse projeto, o turismo de base comunitária tem singularidades no modelo de organização desta atividade, diferente do convencional, que ainda predomina nos dias atuais. Assim, o TBC é “uma forma de planejamento, organização, autogestão e controle participativo, colaborativo, cooperativo e solidário da atividade turística por parte das comunidades, que deverão estar articuladas e em diálogo com os setores público e privado, do terceiro setor e outros elos da cadeia produtiva do turismo.

V Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo e à Economia Solidária

Na Mostra, tem-se a oportunidade de conhecer o lado artístico de moradores das comunidades do Cabula e entorno, e de outras localidades. Nela, encontra-se artesanato, culinária e tecnologias sociais que refletem o talento, a criatividade e o valor cultural do antigo quilombo Cabula. O Coletivo Cultarte produz durante o ano para celebrar conosco a sua arte durante o VI ETBCES.

IV Feira de Meio Ambiente e Saúde

Esta feira é resultado da parceria entre a UNEB e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP, por meio dos projetos destas que tem o Cabula como lócus de pesquisa, extensão e ensino.

Roteiros Turísticos Alternativos

Historicamente, antes da elaboração do projeto Turismo de Base Comunitária na Região do Cabula e Entorno – TBC Cabula, realizava-se Roteiros Turísticos Urbanos, Alternativos, Responsáveis,  Sustentáveis e Solidários – RTUARSS, com estudantes da graduação em Turismo e Hotelaria da UNEB.

Após a aprovação do projeto TBC Cabula pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, estes roteiros passaram a ser elaborados pelas comunidades dos 17 bairros de atuação do TBC. Nos bairros onde acontecem os Encontros de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária – ETBCES, são organizados e efetivados roteiros turísticos alternativos, a exemplo de Pernambués, Beirú/Tancredo Neves, e neste ano na Mata Escura.

Os Roteiros acontecem sempre nos dias de sábado e no domingo. Comumente o bairro-sede anfitrião do ETBCES realiza o roteiro no dia de sábado. E no domingo em outro bairro de acordo com a escolha dos moradores, visando a integração entre moradores de um bairro e de outro. Em 2016, os bairros da Mata Escura, Pernambués e Saramandaia, apresentam seus atrativos e atrações. Participe, inscrevendo-se com antecedência, as vagas são limitadas.