Encontro de Turismo de Base Comunitária e
Economia Solidária - ETBCES

Terça
24/Abril
Obtendo tempo... 00º C


A Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo e à Economia Solidária – MCPATES, é caracterizada pela exposição de artesanato, alimentação, bebidas, apresentações culturais e outras atividades realizadas pelos moradores dos 17 bairros do antigo quilombo Cabula. A produção é feita, predominantemente por mulheres do Coletivo Cultarte.

Quanto aos grupos culturais, é marcante a presença de jovens e estudantes das redes de ensino do estado e do município de escolas destes bairros circunvizinhos à UNEB.

Na Mostra, tem-se a oportunidade de conhecer o lado artístico, as tecnologias sociais que refletem o talento, a criatividade e o valor cultural da região do antigo quilombo Cabula.

Neste ano, os grupos Culturais da Mata Escura como Cia da Mata; Adolescer com Arte, Filhos da Regional e a Banda Marcial Interativa da Bahia – BAMIB, foram destaque.

CIA DA MATA

Companhia de dança afro, oriunda do bairro da Mata Escura, que tem como objetivo difundir a cultura afro-brasileira e as manifestações da cultura popular. Criada em 2014, por três amigos, que inicialmente pensava-se que seria um coletivo, e deu tão certo que está ativa há dois anos. E ao longo deste tempo, coleciona em seu currículo 4 espetáculos que trazem muito simbolismo baseado no amor e respeito pelo sagrado.

ADOLESCER COM ARTE

Idealizado pelo agente comunitário de saúde Lenilson Bento Cícero em 2009, por conta da pouca frequência dos jovens na Unidade de Saúde da Mata Escura. O grupo é formado por adolescentes e jovens multiplicadores em saúde, que usam a arte - teatro, dança, poesia e rap - como ferramenta de reflexão para promoção da saúde e do protagonismo juvenil. Vincula-se ao Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Salvador. Ao longo desses 7 anos, o grupo ampliou suas ações, conta com 35 membros e desenvolveu parcerias com: Distrito Sanitário Beiru/Cabula, ACOPAMEC, Escola Bahiana de Saúde Pública, Colégio Estadual Márcia Meccia, Centro Educacional Jardim Pampulha, e outros.

 FILHOS DA REGIONAL

O grupo Filhos da Regional nasceu em 2005, na liderança do Mestre Pica-Pau. O grupo tem o intuito de desenvolver o que há de mais novo na capoeira regional, sem muita hierarquia, aprendendo a beleza da capoeira, e resgatando jovens da criminalidade e inserindo-os novamente ao seio familiar.

BANDA MARCIAL INTERATIVA DA BAHIA - BAMIB

A banda foi fundada em 29 de agosto de 2009. Campeã baiana, em 2014, na cidade de Miguel Calmon,  e, em 2015, na cidade de Uauá. Além destas cidades, foi campeã em Feira de Santana, Conceição de Jacuípe, Candeias e Arací. A BAMIB tem o seguinte lema:  Academia da Música -  “Transformando vidas através da música!”.