Apresentação

No ano de 2024, o projeto de pesquisa, extensão e ensino TBC Cabula, faz 14 anos; e está realizando a sua 14ª. Edição do ETBCES, e o II Concurso Beleza Negra do Quilombo Cabula, em território onde está situado o Campus I da UNEB. 

A partir dessa reflexão sobre “como a ancestralidade de povos indígenas, africanos e afro-brasileiros e os seus legados culturais vêm sendo tratados pela sociedade soteropolitana, em especial, que contributos vêm sendo dados pela universidade ao cumprir a sua função social em território de Quilombo urbano?”

Sendo assim, desde 2023, foi criado, partir de demandas das comunidades dos bairros circunvizinhos da UNEB, o I Concurso Beleza Negra do Quilombo Cabula (I CBNQC), tendo em vista a predominância de uma população negra descendente de povos indígenas tupinambás e Bantos, Jeje e outros.  Vale lembrar que esta ideia emerge também das experiências dos eventos Beleza Negra do Ilê Ayê, que ocorre na Liberdade, e a Beleza Negra de Sussuarana, sendo este último situado no Quilombo Cabula.

Então, pensou-se na criação de espaço onde as personalidades e celebridades da história social, em especial aquelas militantes, resistentes, insurgentes que lutaram por justiças, equidade e direitos, em especial as do Quilombo Cabula, e de quem faz e acontece na UNEB, possam sair da invisibilidade. Comumente, elas não são citadas nos livros didáticos das escolas pública e privada, nem são premiadas, nem ao menos, por vezes, valorizadas. Mas, elas e eles existiram, fizeram toda diferença na comunidade onde viveram, deixando seus legados de luta, resistência e contribuindo para a história local e regional.

Dar visibilidade a essas pessoas, que são importantes personagens de histórias não contadas, nem escritas, é dar espaço para que crianças, jovens, adultos e idosos tenham o direito de conhecer as suas raízes, e para que tenham em quem se inspirar. Elas e eles são as verdadeiras heroínas e heróis. Afora isto, ajuda na compreensão que as vulnerabilidades do lugar onde vive não é culpa deles, mas de um sistema, de uma estrutura social que os alija dos processos de cidadania.

Espera-se que esse evento contribua para uma consciência coletiva de si, de nós, de povos, de comunidade, por meio de exemplos, da história, memória, luta e resistência, e que ele sirva como um lindo aprendizado para tod@s nós!

 

Pré-requisitos para participar do Concurso

1 - Nesse item a/o candidata/o irá escolher a/o personagem que deseja homenagear e preparar a sua indumentária. Só será feita inscrição de uma indumentária por pessoa;

2 - Cada candidata/o irá usar uma faixa que irá identificar sua melhor expressão, exemplo: Rainha, Rei, Princesa, Príncipe, Heroína, Sacerdotisa, e outros nomes, preferencialmente, de língua indígena, africana, brasileira;

3 - Ter consciência história e política do Quilombo Cabula e das personalidades que construíram para a história de luta e resistência. E, também, conhecer a história dos povos indígenas, quilombolas, campesinos, operários, ciganos, ribeirinhos, albinos, surdos, cegos e de outros que já tenham sido marginalizados;

4 - Cada candidata/o apresentará uma justificativa por escrito sobre quem estiver homenageando, e ainda, é opcional, gravará um vídeo a ser veiculado no @instagram do ETBCES;

5 - Ser residente no território do Quilombo Cabula, que compreende os bairros de: Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru/Tancredo Neves, Cabula, Doron, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Fazenda Grande do Retiro, Mata Escura, Narandiba, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, Saramandaia, São Gonçalo do Retiro e Sussuarana.

 

Período da inscrição 

As inscrições serão feitas de 19 de abril a 2 de julho de 2024. E, no caso de estudantes, a escola deve enviar os nomes até, no máximo, o dia 5 de agosto. Tendo em vista a necessidade de preparação para o II Concurso Beleza Negra do Quilombo Cabula, que necessitará de ensaios, por exemplo.

 

Orientações Gerais

1 - Em caso de inscrição de estudantes das escolas situadas no território do Quilombo Cabula, a escola ficará responsável pela seleção interna deles. Os nomes delas/es devem ser enviados pela direção e, caso a/o estudante seja menor de idade, deverá estar acompanhada/o e entregar uma declaração assinada pela/o responsável, autorizando a participação no Concurso;

2 - A seleção das/os idosas/os ficará sob a responsabilidade de Antônio Jorge Nascimento, coordenador do projeto Cidadão e da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).

 

Importante destacar

Este Concurso é simbólico, sem intuito de competição. Pelo contrário, o objetivo dele é valorizar a beleza que está na diversidade dos seres humanos numa perspectiva estética; apoderar-se da história local e regional, socializando-a; e, dar visibilidade celebridades do território do Quilombo Cabula.

É fazer circular os saberes e os conhecimentos das histórias de mulheres e homens do território do Quilombo Cabula, em especial, bem como difundir a relevância das lutas de oprimidos.

 

Quantidade de vagas

Número de vagas: total 50. 

 

Quem poderá participar

Pessoas de todas as faixas-etárias, gêneros etc.

 

Inscrições

As/os candidatas/os deverão fazer as inscrições pelo Link disponibilizado no instagram do ETBCES @_etbces

 

Dia, horário e local do Concurso

14 de setembro de 2024, sábado, às 14h:00.

No Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, situado na Rua Manuel Rufino, Arenoso, Salvador, Bahia, Brasil.

 

Organização do desfile

1 - Abertura musical

2 - O desfile será divido em blocos de 3 candidatas/os por geração, sendo: uma criança, um/a jovem e um/a idoso/a, por bloco;

3 - Nos intervalos entre os blocos, terão apresentações culturais. Ou seja, depois da abertura terão mais apresentações culturais.

4 - O encerramento do evento será com a apresentação de algum grupo escolhido pelo Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães e representantes de organizações comunitárias e populares do Quilombo Cabula.

 

Algumas orientações

1 - Chegar no Colégio antes do horário do desfile.

 

Clique aqui para se inscrever