Encontro de Turismo de Base Comunitária e
Economia Solidária - ETBCES

Sábado
20/Janeiro
Obtendo tempo... 00º C


Tema Central: Comunidades em Diálogo.

Temáticas: Economia Solidária, Turismo de Base Comunitária, Organizações Comunitárias, Tecnologias Sociais, Desenvolvimento Local, Sustentabilidade, Educação – saberes e práticas.

Serão consideradas as propostas de estudantes, bolsistas de iniciação científica, iniciação em extensão, professores e alunos das escolas parceiras, graduandos, pós-graduandos (especialização, MBA, mestrado, doutorado) e pós-doutorado, que trabalhem em correlação com o tema do evento, Comunidades em Diálogo, e áreas afins ao Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária.

A comissão científica do VI ETBCES avaliará os trabalhos submetidos e está condicionada à mesma a aceitação destes trabalhos em conformidade ao tema do encontro e/ou uso de metodologias coerentes aplicadas a projeto que articule pesquisa, ensino e extensão em práticas comunitárias.

As apresentações serão organizadas conforme as temáticas de cada mesa, cujos temas são “Educação, Escola e Comunidade”; “Ensino, Jogos Educacionais RPG e Diálogos”; “Economia Solidária”; “Inovação, Tecnologias Sociais e Território”; e “Turismo de Base Comunitária”.

Será aceita a inscrição de um trabalho por autor principal, sendo admitida a inscrição de mais um trabalho em co-autoria. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores no horário previamente estabelecido.

Os artigos e resumos deverão ser enviados para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Normas para publicação:

Artigos completos

O texto deverá ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas digitadas em Word (98 ou superior, formato RTF); fonte Time New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda: 3cm inferior e direita: 2 cm. Sem notas de rodapé. Seguir normas técnicas da ABNT.

Pôsteres

As propostas devem ser enviadas na forma de resumo contendo obrigatoriamente os itens: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. É permitida a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação.

- Formatação: Título: com letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman 14; Nome de autor(es): com letras maiúsculas, fonte Times New Roman 12. Imediatamente abaixo do nome de cada autor, em fonte Times New Roman 11, caixa alta e baixa, inserir: nome da organização a qual faz parte (universidade, empresa, etc); local (cidade, estado, pais – quando for o caso), e.mail para contato.

Orientações para estrutura:

- Título em negrito e centralizado;

- Nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita;

- O texto deve ser estruturado em:

Introdução (sugere apresentar a problemática do objeto de estudo, os objetivos e a relevância do trabalho, relação com o tema do evento)

Referencial teórico (sugere trazer conceitos gerais e específicos, histórico do tema, principais autores e obras, histórico do estudo do tema, desenvolvimento geral do tema a ser subdividido em quantos tópicos forem necessários; indicação de referências como livros, revistas, jornais, documentos, sites sobre o tema; exercícios propostos para o leitor que exijam reflexão e que sejam criativos como estudo de caso, análise de imagem, entre outros.)

Considerações finais e ou conclusão

Referências

Submissão dos trabalhos

- As inscrições são gratuitas. As propostas devem ser enviadas em blind review (sem identificação) para o e.mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Sugestões para os autores:

  1. Enriqueça o material com ilustrações, mapas, gráficos e tabelas a  serem elaborados com rigor e senso estético agradável para oferecerem  uma visão geral ou mais específica do assunto, gerando interesse do  leitor, possibilitando uma pronta referência e estimulando a leitura.
  2. Faça uma pesquisa abrangente e rigorosa.
  3. Texto objetivo, enxuto e correto, indo direto ao tema.
  4. Traga novos aspectos para velhas questões.
  5. Resultados de práticas de vivência
  6. Ineditismo, diversidade, pluralidade, na construção de conhecimento relevante e significativo.