Encontro de Turismo de Base Comunitária e
Economia Solidária - ETBCES

Sábado
20/Janeiro
Obtendo tempo... 00º C


V ETBCES Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária

Este encontro cria espaço (in)formativo, de conhecimento e aprendizagem, dedicado às comunidades que vem participando das atividades relacionadas ao Projeto TBC Cabula, no qual terão oportunidade de conhecer e trocar experiências com pessoas que vem trabalhando com algumas modalidades ou tipologias de turismo como o Comunitário, Pedagógico, Solidário, de Favela, Cultural, Rural, Urbano, dentre outras.

Lembrando que para a equipe deste projeto, o turismo de base comunitária tem singularidades no modelo de organização desta atividade, diferente do convencional, que ainda predomina nos dias atuais. Assim, o TBC é “uma forma de planejamento, organização, autogestão e controle participativo, colaborativo, cooperativo e solidário da atividade turística por parte das comunidades, que deverão estar articuladas e em diálogo com os setores público e privado, do terceiro setor e outros elos da cadeia produtiva do turismo, primando pelo benefício social, cultural, ambiental, econômico e político [...] (SILVA;SÁ, 2012, p.11).

IV Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo e a Economia Solidária

Na Mostra, tem-se a oportunidade de conhecer o lado artístico de moradores das comunidades do Cabula e entorno, e de outras localidades. Nela, encontra-se
artesanato, culinária e tecnologias sociais que refletem o talento, a criatividade e o valor cultural da região.

III Feira de Meio Ambiente e Saúde

Esta Feira é resultado da parceria entre a UNEB e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP, por meio dos projetos destas que tem o Cabula como locus de pesquisa, extensão e ensino. Nesta, serão desenvolvidas atividades relacionadas à separação de resíduos sólidos, uso da água, dengue; e prestados serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, hepatite C, Índice de Massa Corpórea- IMC; palestras sobre tabagismo, parasitoses (riscos e
prevenção), cuidados alimentares e orientação nutricional; dentre outras.

I Circuito Gastronômico

SOCIEDADE EM TRANSIÇÃO CULTURA DE PAZ SUSTENTABILIDADE

Apresentação

O Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (ETBCES) é realizado pela equipe do projeto de pesquisa, ensino e extensão, denominado Turismo de Base Comunitária no Cabula, conhecido por TBC Cabula.

Como o resultado do I ETBCES, que ocorreu em 6 de julho de 2011, foi altamente positivo, sobretudo por parte da avaliação das comunidades, que se mostraram interessadas em dar visibilidade aos seus bairros, sugerindo a ampliação para seis dias de evento.

Em 2011, não se tinha dimensão do valor deste para as comunidades, sabia-se da importância de estar próximo delas e de suas participações. O resultado foi surpreendente, contou-se com a presença de artistas, líderes comunitários, representantes de cooperativas, estudantes de escolas do entorno, professores da rede estadual e municipal, dentre outros.

Realizou-se então o II ETBCES, com a I Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo e à Economia Solidária (I MCPATES), e mais, a pedido de moradores do Cabula, que fosse incluída a IV Mostra Cultural Arte no Cotidiano (IV MCAC), de 3 a 8 de julho de 2012. Os resultados foram bons para todos, cumprindo-se com o esperado e para felicidade da equipe, formou-se o grupo de artesãos e artistas chamado Cultarte.

Diante de tal êxito, realizou-se o III ETBCES, a II MCPATES, sendo incluída neste, a I Feira de Meio Ambiente e Saúde (I FMAS), por demanda das comunidades, entre 10 e 14 de julho de 2013.

As três primeiras versões do ETBCES foram realizadas na UNEB, e após avaliação, decidiu-se coletivamente e consensualmente com todos envolvidos no projeto TBC Cabula, a partir de critérios estabelecidos como espaço, acesso, dentre outros relevantes para o êxito do evento, que os próximos deveriam acontecer nos bairros da área delimitada por este projeto, visando engajamento e comprometimento das comunidades, aspecto fundamental para apoderamento e autogestão do turismo de base comunitária.

Assim sendo, realizou-se o IV ETBCES, III MCPATES e II FMAS, no bairro de Pernambués, na Escola Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, de 12 a 16 de novembro de 2014.

E, neste ano de 2015, estamos sendo acolhidos pela comunidade do bairro do Beiru para a realização do V ETBCES, IV MCPATES, III FMAS e I Circuito Gastronômico, de 12 a 16 de agosto.

Vale lembrar que em 10/03/2012, pelas mãos do poeta e professor Everton Lima, estivemos neste bairro realizando a roda de conversa com apresentação do projeto TBC Cabula para a comunidade, no Colégio Estadual Helena Magalhães. Depois deste momento, participamos de encontros programados pelo Fórum Social do Beiru, no qual participamos do Grupo de Trabalho Comércio Local, Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária.

Objetivo

Este evento objetiva mobilizar e formar as comunidades de bairros populares para o turismo de base comunitária, o cooperativismo e organização em rede, fortalecendo a cultura, os atrativos culturais, as atrações e o legado de gerações, com especial atenção à herança advinda de grupos de etnias indígenas e afro-brasileiras, marcante expressão nesta localidade.

Público-Alvo

O V ETBCES é aberto para professores, estudantes, lideranças comunitárias, artistas, pesquisadores locais e residentes das áreas delimitadas pelo projeto Turismo de Base Comunitária – TBC Cabula: Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru, Cabula, Doron, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Fazenda Grande do Retiro, Mata Escura, Narandiba, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Saramandaia e Sussuarana, e de outros bairros.

Profissionais representantes de diversas áreas, órgão públicos e privados, de organizações não governamentais, do terceiro setor, de empreendimentos de economia popular e solidária, e de comércio justo.