ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Chamada para artigos e para pôsteres (científicos e saberes populares)
- Serão consideradas as propostas de trabalhos acadêmico-científicos desenvolvidos por estudantes e bolsistas de iniciação científica, iniciação em extensão, professores e alunos das escolas parceiras, graduandos, e pós-graduandos (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no formato de comunicação oral (artigo completo) e pôster, que apresentem correlação com o tema do evento, Comunidades de prática, inovação e tecnologias sociais e áreas afins ao Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária.
- Também serão aceitas submissões em formato de pôster na categoria Saberes Populares propostos por residentes dos bairros de atuação do projeto TBC Cabula que desejem divulgar estórias, causos, relatos de experiências, receitas, histórias de grupos culturais, entre outros tipos de trabalhos sobre aspectos históricos, ambientais, sociais e culturais relevantes dos bairros.
- A comissão científica do Encontro avaliará os trabalhos submetidos e está condicionada à mesma a aceitação desses trabalhos em conformidade ao tema do encontro e/ou uso de metodologias coerentes aplicadas a projeto que articule pesquisa, ensino e extensão em práticas comunitárias.
- As apresentações serão organizadas conforme as linhas temáticas do evento, cujos temas são: 1) Educação, Ensino e Pesquisa em Turismo; 2) História, Memória, Patrimônio e Representações Culturais; 3) Lazer, Cultura e Representações Sociais; 4) Meio Ambiente, Ecologia, Ecoturismo e Turismo Sustentável; 5) Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Local e Regional; 6) Tecnologias de Inovação Sócio Digitais em Educação e Turismo; 7) Turismo de Base Comunitária, Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Economia Solidária.
- Os trabalhos podem ser inscritos em formato de pôster ou de artigo completo (para comunicação oral) e devem trazer contribuições empíricas e teóricas relevantes, destacando o significado das contribuições aos temas do evento.
- Será aceita a inscrição de 1 (um) trabalho por autor principal, sendo admitida a inscrição de mais um trabalho em coautoria. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores no dia e horário estabelecidos.
1. Comunicação Oral: Categoria destinada à inscrição de pesquisas e relatos de experiências já concluídos. A proposta de trabalho deverá ser enviada na forma de artigo completo, conforme as normas abaixo.
Normas para artigo completo:
Formatação: O texto deverá ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas digitadas em Word (98 ou superior, formato RTF); fonte Time New Roman, corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda: 3cm inferior e direita: 2 cm. Título digitado em fonte 12, centralizado e em negrito, em caixa alta. Duas linhas abaixo do título devem constar o nome do(s) Autor(es), instituição, e-mail, em fonte 11, justificado à direita. Sem notas de rodapé. Seguir normas técnicas da ABNT.
Observação: Para maiores detalhes, faça o download do Template para artigo do VII ETBCES, o qual se encontra no site do evento: (http://www.etbces.net.br).
2. Pôsteres: Os pôsteres poderão atender às seguintes modalidades:
- Trabalhos não científicos, acolhidos na categoria de Saberes Populares, a serem apresentados por membros das comunidades que divulgarão suas estórias, causos, relatos de experiências, receitas e história de grupos culturais, dentre outros.
- Projetos de pesquisas acadêmico-científicos ou relatos de experiência em andamento e pesquisas concluídas. A proposta de trabalho deverá ser enviada na forma de resumo contendo obrigatoriamente os itens: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. É recomendada a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação, conforme as normas a seguir.
Normas para pôsteres: Essas informações estão disponíveis no site do evento (http://www.etbces.net.br). Consulte a aba “NORMAS”.
Orientações para estrutura de pôsteres na modalidade saberes populares:
Os interessados deverão submeter a proposta em formato de relato (arquivo em Word), com inserção de imagens, fotos, gráficos, se for o caso.- A comissão organizadora irá formatar, editar e imprimir as propostas selecionadas pela comissão científica do evento no padrão de pôster.
Normas para pôsteres: Essas informações estão disponíveis no site do evento (http://www.etbces.net.br). Consulte a aba “NORMAS”.
Orientações para estrutura de pôsteres na modalidade saberes populares:
Os interessados deverão submeter a proposta em formato de relato (arquivo em Word), com inserção de imagens, fotos, gráficos, se for o caso.- A comissão organizadora irá formatar, editar e imprimir as propostas selecionadas pela comissão científica do evento no padrão de pôster.
Dos critérios a serem considerados para avaliação dos trabalhos científicos:
- Inserção temática adequada ao evento;
- Texto cumpre com a estrutura solicitada, objetivo, enxuto e correto, indo direto ao tema;
- Pesquisa abrangente e rigorosa;
- Apresenta resultados de práticas de vivência;
- Traz novos aspectos para velhas questões;
- Ineditismo, diversidade, pluralidade, na construção de conhecimento relevante e significativo;
- O trabalho foi enriquecido com ilustrações, mapas, gráficos e tabelas a serem elaborados com rigor e senso estético agradável para oferecerem uma visão geral ou mais específica do assunto, gerando interesse do leitor, possibilitando uma pronta referência e estimulando a leitura.
Os interessados em submeter trabalhos devem encaminhar o artigo para o e-mail (
O trabalho identificado, em formato/extensão PDF (Adobe) com o seguinte nome: vii_etbces_título do trabalho. (Exemplo: vii_etbces_A_Economia_Solidaria_no_Brasil). Esse arquivo deverá ser submetido na plataforma de inscrição para o evento SEM O NOME DOS AUTORES, para que a avaliação seja imparcial.
O trabalho identificado, em formato/extensão Word (Office) com o seguinte nome: vii_etbces_nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: vii_etbces_MariaSilvaSantos). Esse arquivo deverá ser submetido no link de inscrição para o evento COM O NOME DOS AUTORES, para constar nos Anais, no caso de aprovados pela comissão científica do evento.
Prazos para a edição 2017:
Data de envio de propostas: até 20/09/2017
Período de avaliação das propostas: 21/09 a 05/10/2017
Divulgação dos aprovados: Até 16 de outubro de 2016
*** O conteúdo dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores; os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais eletrônicos do evento que serão disponibilizados posteriormente. Caso não sejam seguidas as orientações para submissão e apresentação dos trabalhos, os (as) autores (as) não receberão certificado de apresentação.