Encontro de Turismo de Base Comunitária e
Economia Solidária - ETBCES

Domingo
21/Julho
Obtendo tempo... 00º C


ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Chamada para Artigos e para Pôsteres (científicos e saberes populares) 

Serão consideradas as propostas de trabalhos acadêmico-científicos desenvolvidos por estudantes e bolsistas de iniciação científica, iniciação em extensão, professores e alunos das escolas parceiras, graduandos e pós-graduandos (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no formato de comunicação oral (artigo completo) ou pôster, que apresentem correlação com o tema do evento Redes de Colaboração e Desenvolvimento Local Sustentável, e áreas afins ao Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária.

 

Também serão aceitas submissões em formato de pôster na categoria ”Saberes Populares” propostas por residentes dos bairros de atuação do projeto TBC Cabula que desejem divulgar histórias, causos, relatos de experiências, receitas, histórias de grupos culturais, entre outros tipos de trabalhos sobre aspectos históricos, ambientais, sociais e culturais relevantes dos seus bairros.

A comissão científica do IX Encontro avaliará os trabalhos submetidos, estando condicionada à mesma a aceitação desses trabalhos em conformidade ao tema proposto para o evento e/ou uso de metodologias coerentes aplicadas a projeto que articule pesquisa, ensino e extensão em práticas comunitárias.

As apresentações serão organizadas conforme as linhas temáticas do evento, que são: 

 

  • Educação, Ensino e Pesquisa em Turismo;
  • História, Memória, Patrimônio e Representações Culturais;
  • Lazer, Cultura e Representações Sociais;
  • Meio Ambiente, Ecologia, Ecoturismo e Turismo Sustentável;
  • Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Local e Regional;
  • Tecnologias de Inovação sociodigitais em Educação e Turismo;
  • Turismo de Base Comunitária, Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Economia Solidária.

 

 

Os trabalhos podem ser inscritos em formato de Pôster ou de Artigo completo (para comunicação oral) e devem trazer contribuições empíricas e teóricas relevantes, destacando o significado das contribuições aos temas do evento.

Será aceita a inscrição de 1 (um) trabalho por autor principal, sendo admitida a inscrição de mais um trabalho em coautoria. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores no dia e horário estabelecidos.

 

 

  1. Comunicação Oral:Categoria destinada às inscrições de pesquisas e relatos de experiências já concluídos. A proposta de trabalho deverá ser enviada na forma de artigo completo, conforme as normas abaixo.

 

Normas para Artigo completo:

 

Formatação: O texto deverá ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas digitadas em Word 98 ou superior; fonte Time New Roman, corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2 cm. Título digitado em fonte 12, centralizado e em negrito, em caixa alta. Duas linhas abaixo do título devem constar o nome do(s) Autor(es), instituição, e-mail, em fonte 11, justificado à direita. Sem notas de rodapé. Seguir normas técnicas da ABNT.

 

Observação para submissão de Artigos: Para maiores detalhes, faça o download do Template para artigo do IX ETBCES, o qual se encontra na aba "Templates". Os trabalhos submetidos em outro formato não serão avaliados.

 

  1. Pôsteres:Os pôsteres poderão atender às seguintes modalidades:
  1. Trabalhos não científicos, acolhidos na categoria de Saberes Populares, a serem apresentados por membros das comunidades que divulgarão suas histórias, causos, relatos de experiências, receitas e história de grupos culturais, dentre outros.
  2. Projetos de pesquisas acadêmico-científicos ou relatos de experiência em andamento e pesquisas concluídas. A proposta de trabalho deverá ser enviada para avaliação na forma de resumo, contendo obrigatoriamente os itens: Objetivos, Problematização, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. É recomendada a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação, conforme as normas a seguir.

Normas para pôsteres: Essas informações estão disponíveis no site do evento (http://www.etbces.net.br). Consulte a aba “NORMAS”.

Orientações para estrutura de pôsteres na modalidade Saberes Populares:

Os interessados deverão submeter a proposta em formato de relato (arquivo em Word), com inserção de imagens, fotos, gráficos, se for o caso.

Dos critérios a serem considerados para avaliação dos trabalhos científicos:

  1. Inserção temática adequada ao evento;
  2. Texto cumpre com a estrutura solicitada, objetivo, enxuto e correto, indo direto ao tema;
  3. Pesquisa abrangente e rigorosa;
  4. Apresenta resultados de práticas de vivência;
  5. Traz novos aspectos para velhas questões;
  6. Ineditismo, diversidade, pluralidade, na construção de conhecimento relevante e significativo;
  7. O trabalho foi enriquecido com ilustrações, mapas, gráficos e tabelas a serem elaborados com rigor e senso estético agradável para oferecerem uma visão geral ou mais específica do assunto, gerando interesse do leitor, possibilitando uma pronta referência e estimulando a leitura.

Os interessados em submeter trabalhos devem encaminhar o Artigo ou Pôster  APENAS para o e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 20/05.

A avaliação dos trabalhos submetidos utilizará o sistema de blind review (avaliação anônima, imparcial, sigilosa quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores). Assim, autores e autoras deverão enviar o primeiro arquivo sem constar seus nomes. Após aprovado, será solicitado o arquivo com nome/s do/s autor/es.

 

Primeiro envio não identificado:

O trabalho não identificado, em formato/extensão Word terá o seguinte nome: ix_etbces_título do trabalho. (Exemplo: ix_etbces_A_Economia_Solidaria_no Brasil). Esse arquivo deverá ser submetido SEM O NOME DOS AUTORES, para que a avaliação seja imparcial.

  

Segundo envio do trabalho aprovado:

Deverá ser identificado, em formato/extensão Word) com o seguinte nome: ix_etbces_nome primeiro autor_título do trabalho. (Exemplo: ix_etbces_Meire dos Santos_A_Economia_Solidaria_no_Brasil).

 

Prazos para a Edição 2019:


Data de envio das propostas: de 31 de março a 20 de maio

Período de avaliação das propostas: 25/05 a 25/06/2019
Divulgação dos trabalhos aprovados para ajustes sugeridos pela banca: será pelo e-mail de submissão = dia 05/07/2019

 Recebimento final dos trabalhos ajustados: 10/07/2019

Divulgação final da lista dos trabalhos aceitos para apresentação: 20/07/2019

 

ARTIGOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO
TÍTULO LINHA
SABERES TRADICIONAIS: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EMPREENDEDORES DA COOPERATIVA 1 - EDUCAÇÃO
DONOS DE TERRAS DO CABULA: DOS NÚCLEOS QUILOMBOLAS ÀS ROÇAS 2- HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
O SAMBA JUNINO NO BEIRU O ATO DE RESISTÊNCIA NO CABULA 2- HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
TURISMO RURAL NO LITORAL SUL SERGIPANO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA DO ITHANY-SERGIPE-BRASIL 2- HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
INTERAÇÕES ENTRE O TURISMO E A ECONOMIA CRIATIVA NO MUSEU DA GENTE SERGIPANA – ARACAJU – SERGIPE - BRASIL 3 - LAZE E CULTURA
TECENDO REDE DE COLABORAÇÃO NO CABULA: O CASO CINE COM BATE PAPO E CINE CLUBE ADM. 3 - LAZE E CULTURA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ECOTURISMO NO ÂMBITO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 4- MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO E O FÓRUM ESTADUAL DE TURISMO DE ALAGOAS 5 - POLÍTICAS PÚBLICAS
Economia Negra: estratégias de resistência pela Educação Afrocentrada e Libertadora 5 - POLÍTICAS PÚBLICAS
CANOA DE TOLDA: UM RECONHECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO NÁUTICO EM PENEDO-AL E A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO LOCAL. 5 - POLÍTICAS PÚBLICAS
Construção de jogos educacionais Role Playing Game (RPG) digital para o ensino – aprendizagem de convivência entre sujeitos com religião, diversidade e valores culturais diversos: Aprendendo a conviver com as diferenças. 6- Tecnologia e inovação
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NA COMUNIDADE AMAZONAS 7 - TBC
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NA ILHA DO MARAJÓ: A EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE DE PESQUEIRO, SOURE 7 - TBC
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. 7 - TBC
EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL HELENA MAGALHÃES PARA A EDUCAÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) 7 - TBC
PANORAMA DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS BAIRROS DO ANTIGO QUILOMBO DO CABULA 7 - TBC
TBC COMO MECANISMO DE RECONHECIMENTO DO BAIRRO BEIRU NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR- BAHIA 7 - TBC
PORTAL TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA DO CABULA: PRÁTICAS NORTEADORAS. 7 - TBC
IMPACTOS DA ATIVIDADE TURÍSTICA NAS PRAIAS DE MANGUE SECO, COQUEIRO E COSTA AZUL EM JANDAÍRA/BA. 7 - TBC
INTERAÇÕES ENTRE O TURISMO E A ECONOMIA CRIATIVA NO MUSEU DA GENTE SERGIPANA – ARACAJU – SERGIPE - BRASIL 7 - TBC

 

PÔSTERES APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO:
TÍTULO LINHA
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E PRÁTICAS SOCIAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO QUINGOMA 1 - EDUCAÇÃO
TURISMO NA ESCOLA: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PENEDO-AL 2 - HISTÓRIA E MEMÓRIA
RAÍZES E MARAVILHAS DO BEIRU 2 - HISTÓRIA E MEMÓRIA
SÃO JOÃO: UMA TRADIÇÃO NO POVOADO ALTO EM TUCANO – BAHIA. 3 - LAZER E CULTURA
ORGANIZAÇÃO DE FEIRA DE SAÚDE NO ENCONTRO DE “TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA” - ETBCES: 3 - LAZER E CULTURA
“Xô parasita quem te conhece não te quer”: Saúde na Comunidade e praticas Educativa 4 - MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
O DESAFIO DA ORGANIZAÇÃO DE UM COLETIVO SOLIDÁRIO: o processo de construção do Regimento Interno do Cultarte 5 - POLÍTICAS PÚBLICAS
ROTEIRO NO POVOADO ALTO: PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NA LOCALIDADE. 7 - TBC
A urbanização no litoral e a atividade turística: elos viáveis para a transformação 7 - TBC
TURISMO DE EXPERIÊNCIA EM INDIAROBA/SE: VIVÊNCIAS COM AS CATADORAS DE MANGABA 7 - TBC
Turismo Comunitário e Hospedagem “Cama e Café” como vieses para Economia Solidária 7 - TBC
A CULTURA DE/EM FEIRA: as comunidades e suas práticas 7 - TBC
O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PIXAIM EM PIAÇABUÇU-AL 7 - TBC

 

Obs: A lista dos aprovados para apresentação será divulgada no site do evento (http://www.etbces.net.br).

Todos os autores devem fazer a inscrição no site, preenchendo devidamente todos os dados da ficha contida na ABA própria.

 

Os Anais dos Encontros de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária são publicados com o seguinte número de ISSN 2447-0600.

Importante: O conteúdo dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores; os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais eletrônicos do evento que serão disponibilizados posteriormente. Caso não sejam seguidas as orientações para submissão e apresentação dos trabalhos, os (as) autores (as) não receberão certificado de apresentação.